Educação para o consumo consciente é levado a a

Procon: Levando noções de direitos do consumidor a estudantes de escolas publicas Procon: Levando noções de direitos do consumidor a estudantes de escolas publicas Fotos: divulgação Procon

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Tocantins) envolveu durante todo o mês de março os dez núcleos regionais do Estado, desenvolvendo o projeto Educação para o Consumo nas Escolas, com seu ponto alto no Dia do Consumidor (15).

 

Com a atuação direta dos servidores, aconteceram palestras que atingiram, até agora, 664 alunos da capital, de Araguatins e Araguaína e seguirá, durante todo o ano, em unidades privadas, estaduais, municipais e acadêmicas. Esta ação é iniciativa da gerência de Educação para o Consumo do Procon Tocantins e tem como universo escolas estaduais e privadas no Estado. Tem como público prioritário jovens estudantes que estejam cursando 8º e 9º ano do ensino fundamental e ensino médio de instituições públicas e privadas, mas pode ser estendido também ao meio universitário nas regiões abrangidas pelos núcleos, afirma José Santana Júnior, gerente do setor.

Em Araguaína foi direcionado a um público alvo composto por estudantes do ensino fundamental II e ensino médio, e está a todo vapor, diz Márcia Azevedo, coordenadora pedagógica do Núcleo. Segundo ela, o projeto "Educação para o Consumo nas Escolas" torna os servidores do Procon “agentes responsáveis” pela transformação de valores e competências, fazendo parte do processo de amadurecimento de jovens consumidores, com a possibilidade de transformação em cidadãos seguros de sua escolhas.

E acrescenta: o foco é desenvolver a missão de fazer valer o Código de Defesa do Consumidor (CDC), permitindo que os consumidores adquiram conhecimentos e experiências necessários para realizarem relações de consumo conscientes e seguras. As palestras foram ministradas por Márcia Azevedo e pela gerente do núcleo do Procon, Karoline Vinhal, na escola estadual Prof. Alfredo Nasser e Escola Conveniada -ASPA.

 

Araguatins

O núcleo do Procon em Araguatins participou do projeto em março levando noções de direitos do consumidor aos ouvintes da rádio Sucesso FM, blitz educativa nas ruas, palestra educativa em unidades escolares do município e no curso de Administração da Faculdade Integrada de Araguatins –(Faiara).
Foram palestrantes as servidoras Djanira Gonçalves e Moane Dias Mendes. O  chefe do núcleo Jazi Antunes reuniu-se com os diretores da Associação Comercial e Industrial de Araguatins –(Aciat) e com a direção da rádio, em bate papo informal mas informativo sobre os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores, para que sejam repassados aos demais associados.

Mardivan Snijder Cardozo, fiscal das relações de consumo, ressalta a importância da palestra, que informa e esclarece sobre o direito do consumidor para a sociedade. Segundo ele, a atitude multiplicadora dos alunos deve ser incentivada, para que levem as informações a outros grupos.

Avalie este item
(0 votos)

Mais notícias - Tocantins

Cidades

    Política

      Tocantins

        Brasil

          Tocantins

            Opinião

              Topo