Dia do Soldado é marcado por homenagens da PM em todo o Estado

Militares da 5ª CIPM são homenageados na Igreja Presbiteriana Militares da 5ª CIPM são homenageados na Igreja Presbiteriana

As homenagens em alusão ao Dia do Soldado foram marcadas principalmente por atividades envolvendo estudantes de diversas escolas do Estado. Na ocasião, elas também puderam conhecer um pouco mais da carreira militar

 

Por Gisele Meneses 

 

No último dia 25 foi comemorado o Dia do Soldado, onde se ressalta a missão militar, em servir e proteger à Pátria e seus cidadãos. A Polícia Militar do Tocantins realizou, através de todas as unidades do Estado, atividades e homenagens em comemoração a este dia. Confira algumas ações que foram destacadas para ressaltar a importância do Dia do Soldado

 

Aguiarnópolis

 

Na 5ª Companhia Independente da PM as comemorações ocorreram na sexta-feira, 24. Militares do batalhão que atuam em Aguiarnópolis, em Palmeiras do Tocantins e no Batalhão ambiental foram homenageados pela Igreja Presbiteriana, durante um culto realizado na sede do 3º Pelotão (Aguiarnópolis). Na ocasião, foi oferecido um café da manhã, onde os militares e a comunidade puderam socializar e estreitar os laços.

 

Araguatins

 

Em Araguatins, policiais militares do 9º BPM também prepararam atividades na sexta-feira, em alusão ao Dia do Soldado. Foi ministrada uma palestra para crianças da Escola Arte de Crescer, onde foram apresentados aspectos da carreira militar e o significado da data.

 

Além disso, o comandante da unidade, major Weslley Dias Costa, recebeu 50 alunos da Escola Municipal Nair Duarte. O objetivo da visita dos alunos foi em conhecerem um pouco do cotidiano da PM e prestar homenagens aos policiais militares.

 

A atividade também é parte integrante de um dos eixos da metodologia, “o aluno no quartel”, ligado ao Projeto “Cidadão do Futuro: Resgatando o Civismo”. As crianças tiveram a oportunidade de conhecerem sobre as diversas atividades desenvolvidas pela PM, bem como, o uso das viaturas, giroflex, sirenes e a simulação de uma ocorrência comunicada pela Central de Operações da PM (COPOM) à equipe de Força Tática.

 

Araguaína

No dia 24 de agosto (sexta-feira), no período matutino, ocorreu uma palestra em homenagem ao Dia do Soldado, no Colégio Jorge Amado, onde alunos que fazem parte da gestão compartilhada da instituição (Ascom, Fiscal e Socorrista) juntamente com o Sargento de Oliveira fizeram-se presentes no local.

Os devidos representantes explicaram sobre o dia do soldado, sua história e sua importância em ser comemorado junto a sociedade. No decorrer da palestra houve a interação entre os alunos e professores promovendo assim um momento cívico e cultural na escola.

 

O CPM agradece o convite feito a instituição e está a disposição sempre a comunidade araguainense.

 

Augustinópolis

Policiais militares que atuam na 2ª Companhia do 9º BPM, em Augustinópolis, receberam homenagens pelo Dia do Soldado, durante uma cerimônia promovida pela Escola municipal Anacleto Paulino da Silva, na tarde da última sexta-feira.

Os militares receberam os cumprimentos de um grupo de crianças do ensino fundamental. Além dos parabéns, os militares ganharam ainda um bolo confeitado.

 

Gurupi

A tarde de sábado, 25, foi de muita animação na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Gurupi, onde houve concentração de policiais e bombeiros militares, além de familiares e sociedade civil. O motivo do encontro, organizado pela Unidade, foi para celebrar o dia 25 de agosto, data alusiva ao Dia do Soldado.

 

As atividades em comemoração ao Dia do Soldado tiveram início no último dia 15, com a abertura dos Jogos Militares através do torneio de futebol e acendimento da pira olímpica. No sábado aconteceu o final da partida entre os times que estavam na disputa pela premiação do primeiro lugar.

 

Antes da final dos jogos de futebol, aconteceu a III Corrida Do Soldado em parceria com a Associação das Praças e Servidores Militares do Estado do Tocantins (Aspra).

 

Durante o evento as crianças também puderam divertir-se através de brincadeiras com pula-pula, mesa de ping-pong e pinturas faciais. Também foi distribuído gratuitamente para o público infantil algodão doce e pipoca. Após as premiações da corrida e torneio de futebol, as pessoas presentes participaram do show do cantor João Bolo.

 

Paraíso

As comemorações se estenderam até esta semana, em Paraíso do Tocantins. Policiais militares do 8º BPM estiveram nesta segunda-feira, 27, na Escola Municipal José Ribeiro Torres, situada no setor Pouso Alegre, onde foram recepcionados por dezenas de crianças que lhes prestaram homenagens pelo Dia do Soldado.

O tenente Nilson Pereira e a soldado Marília Cristine ministraram uma palestra sobre o assunto Dia do Soldado, aproveitando para dar instruções aos pequenos discentes sobre boas condutas, dicas de seguranças e a importância de serem obedientes à Deus, à família e à Escola.

 

Pedro Afonso

Ainda na manhã desta segunda-feira, o soldado do 3º BPM, Willian Keylon Gonçalves Lopes, participou de um momento alusivo ao Dia do Soldado no CEMEI Mãe Helena, em Pedro Afonso. Cerca de 70 de crianças participaram do evento.

 

Durante a visita, o soldado Keylon falou às crianças sobre o serviço e a rotina do policial militar, respondeu aos questionamentos dos pequenos e cantaram o Hino Nacional Brasileiro. Ainda como parte da comemoração, as crianças entoaram a famosa canção “Marcha Soldado”.

Avalie este item
(1 Voto)

Mais notícias - Tocantins

Cidades

    Política

      Tocantins

        Brasil

          Tocantins

            Opinião

              Topo