Em 3 anos, governadores cumprem 32% das promessas de campanha

Levantamento feito pelo Portal G1 da rede Globo mostra que Marconi Perillo foi o que mais cumpriu promessas

 

Com G1

 

governador Marconi Perillo (PSDB) aparece em 1º lugar, juntamente com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em levantamento realizado pelo site G1, de mais promessas cumpridas nos três primeiros anos do atual mandato; apesar de empatados com 59% das promessas realizadas, Marconi está na frente em números absolutos, pois, das 44 promessas feitas, já cumpriu 26 delas; outras 10 foram cumpridas em parte e ainda não foram cumpridas; já Flávio Dino realizou 22 compromissos feitos em campanha, 12 estão sendo cumpridas em parte e três não foram cumpridos ainda.

 

Nos três primeiros anos de mandato, os governadores de todos os estados mais o Distrito Federal cumpriram 32% das promessas que fizeram durante a campanha eleitoral de 2014. Os dados mostram ainda que 26,7% das promessas foram cumpridas parcialmente - ou seja, ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelo governo estadual na atual gestão são 38,7%.

 

Já o governador Marcelo Miranda aparece na 17º colocação tento ele em 3 anos, cumprido 9 das 32 promessas de campanha.

 

 

Em termos percentuais, as promessas envolvendo mobilidade urbana e infraestrutura lideram o ranking de promessas não cumpridas.

 

Enquanto isso, entre os compromissos considerados já cumpridos, aqueles envolvendo corrupção, transparência e a própria administração do estado têm os maiores percentuais. O Tocantins lidera no tema transparência (portal).

 

No caso de promessa ligada ao tema de corrupção, há apenas uma sendo avaliada, e foi cumprida (em Sergipe, foi criado o Laboratório de Tecnologia para combater a corrupção e lavagem de dinheiro, conforme prometido em campanha).

 

Marconi é o governador que mais cumpriu promessas de campanha

Segundo a publicação, Marconi concluiu 26 compromissos, dos 44 assumidos em 2014, quando foi reeleito para seu quarto mandato. Já Dino, dos 37, finalizou 22. Em proporção, há um empate técnico entre os dois, com 59% cada.

 

Em terceiro lugar, vem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 50% das promessas cumpridas, ou seja, 34 das 68 que fez na campanha.

 

O levantamento do G1 é feito anualmente e aponta tudo o que foi prometido durante a campanha, o que vem sendo cumprido, o que está cumprido em parte e o que ainda não foi realizado.

 

No primeiro ano, Marconi tinha realizado 12 metas, no segundo ano este número passou para 19 e agora fecha o terceiro ano com 26 promessas cumpridas, o que dá um percentual de 59,1 dos 44 compromissos feitos. Ao final do mandato o site fará uma nova atualização, desta vez definitiva do que foi compromissado para os quatro anos.

Avalie este item
(0 votos)

Mais notícias - Política

Cidades

    Política

      Tocantins

        Brasil

          Tocantins

            Opinião

              Topo