Nova presidente do Conselho Estadual de Educação do Tocantins é empossada

Secretária da Educação e a nova presidente do Conselho Estadual de Educação Secretária da Educação e a nova presidente do Conselho Estadual de Educação Foto: Janair Siqueira

A posse da presidente do Conselho Estadual de Educação ocorreu nesta quarta-feira, 22

 

Da Assessoria

 

Tomou posse na manhã desta quarta-feira, 22, a nova presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Nilce Rosa da Costa. A pedagoga foi nomeada para a função pelo governador Marcelo Miranda em substituição a Maurício Reis Sousa do Nascimento.

A cerimônia de posse ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Na ocasião,  a secretária, professora Wanessa Sechim, ressaltou a importância do Conselho para a melhoria da qualidade da Educação no Tocantins, que conta com representantes de diversas instituições.

 

Professora Wanessa Sechim  também afirmou que, ao assumir a gestão da Seduc, foi realizado um diagnóstico do Plano Estadual de Educação, ação coordenada por esse Conselho. “Com informações concretas da rede, das dificuldades, das demandas, dos desafios e principalmente dos pontos que precisam ser melhorados”. A professora Nilce traz, na bagagem, experiências que muito contribuirão para este cargo de tamanha responsabilidade. Já exerceu a função de secretária-executiva do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), e compartilhará suas experiências auxiliando na tomada de decisões. A titular da pasta reforçou que o Conselho Estadual de Educação é formado por profissionais voluntários de diversas áreas e instituições.

“A equipe da Seduc busca constantemente o apoio e o assessoramento do CEE, diante dos desafios que a educação estadual enfrentava quando assumiu a pasta, o baixo desempenho dos alunos, a crise financeira do País que nos atinge, a greve dos professores que reivindicavam direitos importantíssimos para a valorização da categoria e o crescimento da carreira e ainda a falta de direcionamento com aqueles que fazem a educação. Conhecendo esse cenário, começamos a consolidar uma educação em que a aprendizagem dos alunos se posicione como parte principal de todo o processo educativo. Foram muitas ações planejadas a partir da realidade encontrada”, frisou professora Wanessa Sechim.

 

Presidente

 

À frente do CEE (TO), Nilce Rosa da Costa salientou que trabalhará na implementação de políticas públicas para a educação tocantinense. “Essa é uma função de responsabilidade, envolvimento, em que contarei com o apoio da equipe técnica e dos conselheiros para servirmos a educação. Será nossa prioridade trabalhar para implementar o Plano Estadual de Educação (PEE), pois o sucesso de cada jovem deste Estado depende do nosso empenho”, salientou. A nova presidente agradeceu a confiança da secretária e do governador Marcelo Miranda e finalizou com a citação popular que diz: “na multidão de conselheiros, há sabedoria”.

 

Currículo Resumido

Nilce Rosa da Costa cursou pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), fez pós-graduação e mestrado na Universidade Católica de Brasília. Na Educação tocantinense, trabalhou por 11 anos como professora da Educação Básica, de 1996 a 2000, ocupou o cargo de coordenadora pedagógica, em 1998 e 1999; técnica da Coordenadoria de Ensino Médio, em 1999/2000; coordenadora da Educação Profissional, de 2000 a 2003; superintendente de Educação, de 2004 a 2006. Paralelo a essas ações, foi membro do Conselho Estadual de Educação do Tocantins, nos anos de 2003/2004.

 

Em 2007, ocupou o cargo de assessora da Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). Coordenou em 2008 o Programa de Gestão e Valorização do Magistério do Consed, em parceria com a Fundação Lemman e Microsoft.  Também foi secretária-executiva do Consed de 2009/2016.

 

Em 2003, participou do Programa Norte de Pesquisa e Pós-Graduação (PNOPG), do Projeto: Formação Inicial e Continuada de Professores no Tocantins: Melhoria da Qualidade de Ensino e de Vida, pela Fundação Universidade do Tocantins, câmpus de Tocantinópolis/2003. De 2008 a 2014, foi voluntária da Cátedra da Unesco de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília na pesquisa avaliativa sobre o Projeto de Segurança Escolar, realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

 

Conselho

O CEE é formado por 27 membros, que representam instituições de ensino superior particulares e públicas, escolas particulares, pais, estudantes, professores, Sindicato dos trabalhadores em Educação, Ordem dos Advogados do Brasil e associações comerciais.

Avalie este item
(1 Voto)

Mais notícias - Educação e Cultura

Cidades

    Política

      Tocantins

        Brasil

          Tocantins

            Opinião

              Topo