Educação apresenta resultados da alfabetização a prefeitos e secretários municipais

Prefeitos e gestores municipais de educação recebem apresentação dos resultados da alfabetização após parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna Prefeitos e gestores municipais de educação recebem apresentação dos resultados da alfabetização após parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna Foto: Elias Oliveira

Resultados são após parceria firmada entre Governo e o Instituto Ayrton Senna (IAS); ações beneficiam 43.370 alunos de escolas municipais e estaduais, em 58 cidades

 

Da Assessoria

 

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim, apresentou, nesta terça-feira, 28, a prefeitos e gestores municipais de educação os resultados da alfabetização após a parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e o Governo do Tocantins. O acordo é voltado para a execução dos programas: Acelera, Se Liga e Circuito Campeão. As ações beneficiam 43.370 alunos de escolas municipais e estaduais, em 58 cidades.

 

O Se Liga visa alfabetizar os alunos que estão cursando do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, sem saber ler, escrever e contar adequadamente. A meta é alfabetizar 100% dos alunos matriculados. O Acelera Brasil tem como objetivo eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Já o Circuito Campeão propõe alfabetizar os alunos na idade certa e monitorar a aprendizagem.

 

A gestora da Educação Estadual frisou a importância da parceria com os municípios para a execução de ações em benefício dos estudantes tocantinenses. “Essa união é fundamental para melhorarmos a aprendizagem no Tocantins. O Governador Marcelo Miranda entende que todos os bons resultados alcançados só são possíveis com o apoio dos municípios, pois é na rede municipal onde está a base da educação. Temos visto o comprometimento das equipes em todas as cidades, não apenas nos programas do IAS, mas em todas as ações que objetivam a melhoria da oferta da Educação de qualidade para o Tocantins”, ressaltou a professora Wanessa Zavarese.

 

Para o prefeito de Pedro Afonso e presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Jairo Mariano, iniciativas como essa, que buscam garantir a alfabetização dos estudantes, colaboram para o progresso do Estado. “Esse é um momento para discutirmos assuntos de extrema relevância para os nossos municípios e para o Estado; de estudarmos os dados apresentados e avaliar quais intervenções são necessárias para potencializar os resultados do programas Instituto Ayrton Senna, estimulando as parcerias estratégicas para atingirmos patamares mais altos, especialmente na Educação, principal eixo de desenvolvimento humano”, disse.

 

Em menos de um ano de implementação dos programas, alguns avanços já podem ser vistos. Para alcançar as metas, só neste ano já foram investidos R$ 2,1 milhões em material didático, monitoramento das ações e em formação para os alfabetizadores.

 

Para potencializar os resultados, gestores, coordenadores do programa e Diretorias Regionais de Educação foram orientados a realizar intervenções pedagógicas e fortalecer o monitoramento em sala de aula.

 

Participaram do encontro os prefeitos de Aguiarnópolis, Ivan Paz; de Almas, Wagner Tavares; de Augustinópolis, Júlio Oliveira; de Caseara, Ildislene Bernardo; de Chapada da Natividade, Joaquim Urcino; de Colmeia, Elzivan Noronha; de Dianópolis, Gleibson Moreira; de Itaporã, Marcos Pacco; de Novo Acordo, Elson Lino; de Pedro Afonso, Jairo Mariano; de Dueré, Valdemir Pereira de Carvalho; de Babaçulândia, Aleno Dias; de Porto Nacional, Joaquim Maia; de Rio dos Bois, Moacir Lopes; de Silvanópolis, Gerivon Pereira; e de Taipas, Silvio Romério Araújo.

 

Avalie este item
(0 votos)

Mais notícias - Educação e Cultura

Cidades

    Política

      Tocantins

        Brasil

          Tocantins

            Opinião

              Topo